Com um aumento de 7,3% em 2024 em relação ao ano passado, o mercado global de beleza está passando por uma grande mudança estrutural impulsionada por vendas online e redes sociais, diz a NielsenIQ (NIQ).
O mercado global de cosméticos continua crescendo, impulsionado pelo dinamismo dos mercados da América Latina (+19,1%), África e Oriente Médio (+27,1%), mas também pelo crescimento robusto na América do Norte (+7,8%) e Europa Ocidental (+7,7%). Em 2024, as vendas globais de produtos de beleza devem crescer 7,3% em comparação a 2023, de acordo com a NielsenIQ (NIQ).
A inflação foi um dos principais impulsionadores dessa expansão global, mas o crescimento também foi apoiado pelo aumento da renda e pelo influxo de novos consumidores.
O comércio eletrônico está transformando o varejo
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado, o comércio eletrônico está impulsionando as vendas globais de produtos de beleza, com níveis variados de crescimento entre as regiões.
Na China, 87% das vendas totais de produtos para cabelos e cuidados com a pele são feitas on-line. Na Índia, 17% dos produtos de beleza são comprados on-line, enquanto no Brasil esse número é inferior a 10%. Apesar dessas variações, uma tendência geral é a crescente predominância das vendas on-line sobre as vendas em lojas físicas.
Nos EUA, o crescimento das vendas on-line continua superando significativamente do que as compras nas lojas. De acordo com a NIQ, as plataformas de comércio eletrônico respondem por 43% das vendas de cosméticos no país.
“Nos últimos quatro anos, plataformas como a Amazon ganharam 7,3 pontos de participação ao oferecer preços competitivos, remessa rápida e uma ampla seleção. Cada vez mais, os clientes estão recorrendo à Amazon para reabastecer seus produtos favoritos, com gastos que aumentam a cada ano,” ressalta a NIQ.
De acordo com a NIQ, a mudança para as compras on-line é mais do que apenas uma tendência impulsionada por a pandemia – é uma mudança estrutural no comportamento do consumidor, principalmente entre as gerações mais jovens
Ascensão global do comércio social
Da mesma forma, o comércio social se tornou uma tendência global, com 68% das compras nessas plataformas feitas por impulso.
TikTok Shop tornou-se o oitavo maior varejista de saúde e beleza do comércio eletrônico nos EUA, alcançando US$ 1 bilhão em vendas de produtos de beleza. No Black Friday 2024, o TikTok Shop ficou em primeiro lugar entre os sites de comércio eletrônico na venda de cosméticos. A plataforma desempenha um papel cada vez mais importante na descoberta de novas marcas e nas compras por impulso.
12,5% dos compradores de comércio eletrônico dos EUA fizeram uma compra de produtos de saúde e beleza por meio do aplicativo, e muitos voltaram para repetir a compra. Na China, 31% das compras de produtos de cuidados com a pele são feitas na Douyin/TikTok Shop.
“O TikTok Shop é um destino para os consumidores descobrirem marcas, aprenderem e testarem novos produto,” diz NIQ.
Transformar a experiência na loja
Embora o comércio digital tenha apresentado um enorme crescimento nos últimos 5 anos, o varejo nas lojas permaneceu praticamente o mesmo, enfatiza a NIQ.
Apesar da ascensão do comércio digital, o varejo na loja continua a ser relevante. Os varejistas do futuro precisarão transformar a experiência na loja para atender às necessidades dos consumidores modernos.
Os compradores apreciam a experiência tátil e as consultas personalizadas, especialmente para itens de alto investimento, como cuidados com a pele. “Os varejistas precisarão encontrar um equilíbrio entre conveniência e satisfação do cliente e investir em modelos híbridos que integrem perfeitamente a descoberta on-line com experiências na loja”, conclui a empresa.
Créditos: Brazil Beauty News (Foto: Kanizphoto / iStock ©)